A Prefeitura de Pontalina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira, 21, uma palestra sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento aconteceu no Centro de Reabilitação Áulio Neves (CRAN) e teve uma palestra ministrada pela enfermeira Francielly Rodrigues. Na ocasião, dezenas de mulheres puderam se informar e esclarecer suas dúvidas sobre a doença.

Durante a palestra, a enfermeira enfatizou que os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Na ocasião, o secretário municipal de saúde Dr. Sebastião estimulou as mulheres acima de 50 anos, ou que possua predisposição à doença, a realizarem o agendamento de exames de mamografia em seus respectivos PSFs.

O prefeito Edson Guimarães e a primeira-dama Márnia também estiveram no local para assistir a palestra e deixar uma mensagem positiva de autocuidado para todas as mulheres.

Logo após a palestra, a coordenadora do CRAN Girlene realizou um sorteio de diversos brindes e serviu um delicioso café da manhã para todos.