Na tarde da última terça-feira, 1º de agosto, o Centro de Cultura e Eventos Dona Diola foi palco da 10ª Conferência Municipal de Ação Social com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.” O evento reuniu membros da comunidade, líderes locais, representantes de organizações não governamentais e autoridades municipais para debater e planejar o futuro das políticas sociais no município.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma das principais bases do sistema de proteção social do Brasil. Por meio do SUAS, são implementadas ações e programas que visam garantir os direitos sociais, a proteção à família, a promoção da igualdade e o acesso aos serviços socioassistenciais.

A abertura da conferência contou com a presença de autoridades do município, que destacaram a importância do evento para a promoção de políticas públicas mais inclusivas e igualitárias. O prefeito Edson Guimarães ressaltou o compromisso da administração em trabalhar em conjunto com a sociedade civil para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

A conferência teve como objetivo central promover debates sobre o atual cenário do SUAS no município, identificando os desafios, os avanços alcançados e os pontos que precisam ser aprimorados. Além disso, foram discutidas e apresentadas propostas para aperfeiçoar o sistema, buscando sempre a construção de um SUAS mais inclusivo, eficiente e abrangente.

Durante o evento, foram realizadas palestras com especialistas na área social, debates em grupos temáticos e mesas-redondas. A diversidade de ideias e experiências proporcionou uma visão abrangente sobre a realidade local, permitindo a construção de soluções mais efetivas e adequadas à realidade do município.