Sexta, 29 Setembro 2017 19:50

CAMINHADA DO SETEMBRO AMARELO PERCORRE CENTRO DE PONTALINA

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de Pontalina através da Secretaria de Saúde, promoveu uma caminhada no centro da cidade para divulgar a campanha mundial do Setembro Amarelo, que promove eventos para debater temas a respeito do Suicídio e Depressão. O principal objetivo da caminhada é mostrar para a população sobre a importância da discussão do assunto, alertar sobre os sinais de risco e as formas de prevenção.

A caminhada, que foi idealizada por um projeto da da Professora Patrícia do Colégio Estadual Jerônimo Pereira Maia, contou com a participação de seus alunos, das crianças do CRAS, do grupo do CAPS, membros do Conviver Dona Diola, funcionários da Saúde Municipal, dentre outros. O evento terminou na Praça Alfredo Nascer com diversas apresentações culturais.

No mundo inteiro ocorre um suicídio a cada 40 segundos, resultando em 800.000 suicídios por ano. No Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos e cerca de 60 tentativas de tirar a vida por dia. Segundo estudo da Unicamp, cerca de 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio em algum momento de suas vidas. Entretanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga a estatística de que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados no mundo se houvesse sido dado o atendimento emocional necessário, seja ele profissional (psicólogos/psiquiatras). O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

Acesse: https://www.cvv.org.br